Semana da Leitura 2018 – Atividades EB2,3

Liberta o Leitor que há em ti! – foi o mote da Semana da Leitura deste ano. A leitura é, de facto, um prazer que nos remete para outros mundos, outras viagens e aprofunda o nosso conhecimento e o nosso saber.

Ao longo da semana de 5 a 9 de março, diversas foram as atividades que promoveram a leitura, desde exposições (de poemas, da Língua Portuguesa e de excertos de livros), um minuto de leitura em todo o agrupamento, sessões de poesia, videoconferência com escritora Maria Teresa González, concurso de leitura expressiva, workshop de Pop Up, peças de teatro, desafios de partilha de poemas na sala de professores, estafeta de leituras… a escola revestiu-se da cor da leitura, da informação e do conhecimento.

Sessão de Abertura

O início da Semana da Leitura foi marcado com uma simples Sessão de Abertura, na Biblioteca Escolar, na qual os alunos que foram participando nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, ao longo do ano, receberam os respetivos prémios.

 

Semana da Leitura – dia 1 – Ler a Poesia!

Sessão de Poesia com Maria Lourdes dos Anjos e Eduardo Roseira 

Manuel António Pina, Luísa Ducla Soares, Ary dos Santos e Sidónio Muralha foram apenas alguns dos poetas escolhidos pelos nossos convidados. Afinal a poesia até é bastante interessante!

 Semana da Leitura – dia 2- Ler a Arte! 

Seminário de Pop Up – Os Clássicos da Literatura 

O segundo dia da Semana da Leitura, foi dedicado à Arte, através da exploração dos clássicos da literatura nos livros Pop Up. Após um breve momento teatral, em que os alunos do Clube de Expressões presentearam os presentes com a representação das peças “O Capuchinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos”, José Alberto Rodrigues, um apaixonado e colecionador de livros Pop Up, conduziu a plateia ao mundo mágico deste tipo de livros. A tridimensionalidade e o movimento destes livros cativaram por completo uma plateia entusiasmada. 

 

Semana da Leitura – dia 3 – Ler a Matemática!
As atividades desenvolvidas, neste dia, resultaram de um trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar, o Clube de Expressões e o grupo de Matemática. Nada melhor do que uma peça de teatro alusiva à Matemática com momentos divertidos para se desmistificar a ideia de que Matemática é complicada. Parabéns ao Clube de Expressões!
De seguida, na Biblioteca Escolar, os alunos tiveram a oportunidade de realizar jogos e, de uma forma mais lúdica, aplicar e desenvolver o seu raciocínio.

 

Semana da Leitura – Dia 4 – Ler no Feminino!

Concurso de Leitura Expressiva

No dia 8 de março, a Semana da Leitura foi dedicada à mulher, sendo o lema “Ler no feminino”. Assim, a Biblioteca Escolar promoveu um Concurso de Leitura Expressiva destinado a alunos do 2º e 3º ciclo. Os participantes surpreenderam o júri com a leitura de textos de autoras de renome. Agustina Bessa Luis, Maria Albetra Menéres, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Virginia Woolf, Alice Vieira… foram apenas algumas das autoras escolhidas pelos concorrentes.
Os vencedores do segundo ciclo foram as alunas Matilde Ribas (5F), Raquel Rodrigues (5F) e Maria Inês Monteiro (6B); do terceiro ciclo destacaram-se os alunos Santiago Rey Oliveira (7C), Diana Faria (8D) e Ana Gomes Oliveira (8E).
Todos estão de PARABÉNS pois todos tiveram um desempenho excelente. O nosso bem haja pela vossa coragem e participação!
Ainda houve tempo para um debate alusivo ao tema “Vamos ou não construir uma linha TGV?” dinamizado pela turma do 9ºD, sob a orientação da professora Fátima Capela.

 

Semana da Leitura – dia 5 – Ler para lá das palavras!

À Conversa com Maria Teresa González

Este dia foi marcado pela videoconferência com a escritora Maria Teresa González. A obra “A Lua de Joana” foi o mote para este encontro que extravasou qualquer expetativa. Foi uma experiência diferente para os alunos e o resultado foi muito positivo, tendo contribuído, para isso, o trabalho desenvolvido pelos professores, o envolvimento dos alunos e sobretudo a disponibilidade da escritora. Todos ficamos mais ricos pela sua partilha de conhecimentos, experiências e vivências.
A Semana da Leitura foi ainda marcada por um desafio lançado na Sala de Professores – Partilha de Poemas, pelo que a Biblioteca Escolar agradece a colaboração dos professores.
“Liberta o leitor que há em ti!” e faz da leitura um hábito.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: