Dia Mundial dos Oceanos

O dia 8 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para assinalar a conferência da ONU sobre ambiente que decorreu no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992 (Conferência do Rio), a data é hoje assinalada com colóquios e conferências, um pouco por todo o mundo.

O Dia Mundial dos Oceanos assinala-se hoje sob o lema “inovação para um oceano sustentável” e pretende lembrar a importância dos oceanos na vida dos cidadãos e na preservação do planeta.

A ciência e a tecnologia têm estado de mãos dadas de forma a ajudar a resolver algumas questões cada vez mais evidentes, como as relacionadas com o plástico ou o aquecimento global.

Mas de que forma é que a tecnologia e a ciência têm ajudado neste sentido?

Os oceanos cobrem 71% da superfície da Terra e são essenciais para a sobrevivência do Homem, mas o aquecimento global, a poluição e o plástico têm preocupado os especialistas. Neste dia, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, destaca a oportunidade “sem precedentes” que surgiu com a COVID-19 de proteger os oceanos.

É neste contexto que António Guterres apela aos governantes e a todos os interessados “que se comprometam com a conservação e a sustentabilidade dos oceanos, através da inovação e da ciência.”

in Sapo24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s