Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil

A 12 de junho celebra-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, criada pela Organização Internacional do Trabalho, em 2002, uma agência da ONU.

A comemoração deste dia pretende alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias.

Sabias que….

Segundo a OIT e UNICEF “Milhões de crianças correm o risco de serem empurradas para o trabalho infantil devido à crise da Covid-19″. A pandemia pode levar ao primeiro aumento neste indicador após 20 anos de progresso, segundo a Organização Internacional do Trabalho, OIT, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. Além disso, as crianças que já trabalham podem estar sujeitas a maior carga horária e condições mais perigosas. Muitas correm mais danos à sua saúde e segurança”.

Esta sexta-feira, 12 de junho, a ONU celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, sob o tema: “Covid-19: Proteja as crianças do trabalho infantil, mais do que nunca”.

O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse que “como a pandemia causa estragos na renda familiar, muitos podem recorrer ao trabalho infantil.” Ele lembrou que “a proteção social é vital em tempos de crise, pois fornece assistência às pessoas mais vulneráveis.”

Ryder afirmou que as questões sobre trabalho infantil devem integrar políticas mais amplas de educação, proteção social, justiça, mercado de trabalho e direitos humanos.

A diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, conta que “à medida que a pobreza aumenta, as escolas fecham e a disponibilidade de serviços sociais diminui, forçando mais crianças ao trabalho.”

“Atualmente, o fechamento temporário de escolas afetando mais de 1 bilhão de alunos em mais de 130 países. Mesmo após o retorno às aulas, muitos pais não terão como enviar seus filhos à escola.”

In https://news.un.org/pt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s