Dia Europeu da Música

A 21 de junho celebra-se o Dia Europeu da Música. Em 1982, em França, o ministro da cultura, Jack Lang, idealizou um dia consagrado à música, em vários locais: ruas, praças, parques, terraços, jardins, montras de comércio para coincidir no solstício de verão (21 junho).

Hoje, para a celebração da “festa da música”  juntam-se mais de mil cidades e cento e vinte países no mundo, abarcando a todos os géneros musicais, do jazz à música popular, que chegam ao público de forma gratuita.

Sabias que…

O Coliseu do Porto reabriu este sábado (20 de junho) ao público e, depois de vários meses encerrado, realizou um concerto de entrada livre para comemorar os 250 anos do nascimento de Beethoven.  O conserto foi tocado pela Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Coliseu do Porto  Coliseu do Porto |notícia reabertura TVI2

Ludwig Van Beethoven (Alemanha, dezembro.1770 – Áustria, março.1827) foi um compositor alemão. A Nona Sinfonia, famosa como Coral, por incluir coro em seu quarto movimento, foi a obra que o consagrou em todo o mundo. Em 1814, o artista foi reconhecido como o maior compositor do século. Quando tinha 27 anos, Beethoven começou a desenvolver os primeiros sintomas de surdez e aos 48 já estava inteiramente surdo.

Bethoven

O festival de música “Regresso ao Futuro” aconteceu ontem, dia 20 de junho,  em 24 salas distribuídas por 22 cidades de norte a sul do país. Em 24 concertos participaram 24 artistas e suas bandas.

Os concertos começaram todos à mesma hora, 21.30, e o preço dos bilhetes foi o  mesmo em todas as salas, 10 euros.  As receitas deste evento solidário reverte para o Fundo de Solidariedade para a Cultura destinado a todos os profissionais dos setores das artes.

Nestes espetáculos foram cumpridas todas as regras sanitárias de prevenção da covid-19, incluindo a redução da lotação das salas de espetáculo e o uso obrigatório de máscara.

regresso ao futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s