Dia da Biblioteca Escolar * 26 de outubro

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro. A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.

As bibliotecas escolares surgem como um espaço potenciador, facilitador e promotor das aprendizagens. Um espaço importante na escola como veículo de transmissão de conhecimento apoiando o sucesso educativo dos alunos ao promover as literacias da leitura, dos media e da informação tão importantes na sociedade do século XXI.  

Atividades para o Dia da Biblioteca Escolar:
  • Visualização de filmes que destaquem a importância do livro e da leitura.
  • Selecionar diferentes textos literários para ler em sala de aula.
  • Promover sessões de leitura em voz alta pelos alunos.
  • Sugerir aos alunos que “partilhem” o seu livro preferido – descrevendo o porquê da sua escolha.
  • Propor aos alunos a escrita de um pequeno conto ou poema, tendo como tema principal a leitura e/ou as bibliotecas escolares.

Sugestões:

“Baseado no bestseller, de Markus Zuzak, “A Rapariga que roubava livros”, conta a linda história de uma corajosa garota que transforma a vida de todos ao seu redor quando é levada para viver com sua nova família na Segunda Guerra Mundial na Alemanha. Ela aprende a ler com o incentivo de sua nova família e Max, um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada. Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape dos tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. A Menina que Roubava Livros é uma história sobre sobrevivência e resistência do espírito humano.”
“O Henrique adorava livros. Mas não exatamente como nós adoramos livros… Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se a pessoa mais esperta do mundo. Até que um dia as coisas começam a correr mal…”
“Andy Lee pede mais uma vez aos leitores de todo o Mundo que não abram este livro! Páginas hilariantes que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s