Sugestões de Leitura

uma aventura na escola

Plano Nacional de Leitura –  Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

SINOPSE: A escola foi assaltada logo no princípio do ano. Mas, para grande espanto de todos, os ladrões não levaram nada. Seria uma partida dos alunos? Seria obra de um maluquinho? Puseram-se muitas hipóteses, mas nada se descobriu. Os professores, os empregados e até a polícia tentavam deslindar aquele mistério. Mas quanto mais tentavam maior era a confusão…

a lua de joana

Plano Nacional de Leitura  Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

SINOPSE: Ao lermos a «Lua de Joana», não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena… Foi já há quinze anos que «A Lua de Joana» foi publicada. Com mais de 300 000 exemplares vendidos nas suas inúmeras edições, com traduções em seis países, impôs-se como uma referência incontornável na literatura juvenil portuguesa e mundial.

o principezinho

Plano Nacional de Leitura  Livro  recomendado para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

SINOPSE: Uma história intemporal destinada a todas as crianças: as que ainda o são, as que já o foram um dia e as que nunca deixarão de o ser. Uma edição que, pela primeira vez em Portugal, fixa texto e ilustrações de acordo com a edição original de 1943.

   livro activo

Plano Nacional de Leitura – Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

SINOPSE: Era um livro com esperança, Em cima de uma prateleira. Para dar alegria a uma criança: Desafiou-a para a brincadeira.

o gato gatão

Plano Nacional de Leitura – Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
SINOPSE: De uma maneira alegre e bem-disposta em que as palavras também brincam, este gato poeta apresenta-nos a sua companheira e descreve-nos a sua aldeia onde é feliz e onde encontra motivos de inspiração para a sua poesia. Dirigido ao público infantil, este livro permite incursões em várias áreas curriculares e integra um DVD acessível a crianças com necessidades educativas especiais.

o dinossauro

Plano Nacional de Leitura  Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

SINOPSE: Dinossauro é já um clássico da Literatura infantil Portuguesa. Textos muitos curtos, frases simples, uma grande imaginação, uma ternura com a qual se tropeça a todo o momento, muita cor, vários ingredientes para tornar este livro num presente que os adultos gostam de dar e as crianças gostam de receber.

 

a lenda das sete cidades

Plano Nacional de Leitura – Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

SINOPSE: Há muitos, muitos anos existiu a meio do oceano uma terra muito grande e muito rica chamada Atlântida. (…) Os atlantes eram belos, saudáveis e inteligentes. Construíram cidades fantásticas (…) As jóias eram feitas num material que só eles tinham, o oricalco (…). A Atlântida desapareceu devido a um tremor de terra violentíssimo. Foi engolida pelo mar numa só noite. A única coisa que ficou de fora foram os cumes das montanhas, que se transformaram em ilhas e essas ilhas são os Açores. […]”

o livro que falava com o vento

Plano Nacional de Leitura – Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

SINOPSE: Juntam-se neste volume várias histórias originais de José Jorge Letria que têm os livros, os leitores, os escritores e as bibliotecas como personagens centrais. Desde «O livro que falava com o vento« até a «O rato de Alexandria«, passando por «A arca do menino que inventava poetas«, em que, de uma forma mágica, se fala de Fernando Pessoa, este livro é uma declaração de amor aos livros, à leitura e às personagens que habitam os textos.

a bibliotecária de Auschwitz

Plano Nacional de Leitura  Livro  recomendado para o o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

SINOPSE: Auschwitz-Birkenau, o campo do horror, infernal, o mais mortífero e implacável. E uma jovem que teima em devolver a esperança. Sobre a lama negra de Auschwitz, que tudo engole, Fredy Hirsch ergueu uma escola. Num lugar onde os livros são proibidos, a jovem Dita esconde debaixo do vestido os frágeis volumes da biblioteca pública mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu. No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias».

14316937_1134243896612102_4484728401369181495_n

Plano Nacional de Leitura – Livro recomendado para o 9º ano como sugestão de leitura.

SINOPSE: No reinado do último imperador da China, uma criada casa com um homem humilde. Juntos dão início a uma família e encetam uma viagem épica, envolvente e inesquecível. O-lan é uma criada na maior casa da aldeia. Quando casa com Wang Lung, um humilde agricultor, labuta arduamente ao longo de quatro gravidezes pela sobrevivência da sua família. Ao princípio, as recompensas são poucas, mas o trabalho é fonte de esperança e há sustento na terra. Até a fome chegar e mudar a vida de todos. Tudo parece perdido, até que a boa sorte e a determinação de O-lan conjuram-se para os levar de volta a casa com uma riqueza inimaginável.

Mopsos-o-Pequeno-Grego-Vol-1-O-Ouro-de-Delfos

Plano Nacional de Leitura – Livro recomendado para o 6º ano como sugestão de leitura.

SINOPSE: Vindo de uma família de adivinhos, Mopsos chega à idade de oito anos e empreende a sua primeira viagem para fora da cidade natal, Tebas. Acompanhado pelo avô cego, Tirésias, o mais importante de todos os adivinhos gregos, dirige-se ao santuário do deus Apolo, em Delfos. Ali o esperam aventuras, fortes amizades e uma grande surpresa.

O Ouro de Delfos é o primeiro volume da colecção Mopsos o Pequeno Grego que se inspira em episódios e personagens mitológicas para os reinserir num novo universo ficcional.

A-Arvore-dos-Rebucados

Plano Nacional de Leitura – Livro recomendado para o 3º ano como sugestão de leitura.

SINOPSE: O Sebastião adorava guloseimas. Um dia, por incrível que pareça, descobriu uma árvore carregadinha de rebuçados no seu quintal. E não é que a árvore lhe fez um desafio? Se o Sebastião entrasse no mundo dela e realizasse as provas que lhe fossem pedidas, receberia todos os rebuçados que quisesse. O Sebastião aceitou o desafio e foi transportado para outra dimensão. Teve de provar uma grande variedade de legumes, teve de ler uma história e até participou nos “Jogos Olímpicos da Vida Saudável”! Desde esse dia, a vida de Sebastião foi mudando gradualmente.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s